terça-feira, 18 de maio de 2010

SEGURANÇA DOS REATORES NUCLEARES

  • A Segurança dos Reatores Nucleares
Apesar de um Reator Nuclear não poder explodir como uma bomba atômica, isso não quer dizer que nao seja possível ocorrer um acidente em uma Central Nuclear.
Por esse motivo, a construção de uma Usina Nuclear envolve vários aspectos de segurança, desde a fase de projeto até a construção civil, montagem dos equipamentos e operação.
  • Acidente Nuclear - Definição
Um acidente é considerado nuclear, quando envolve uma reação nuclear ou equipamento onde se processa uma reação nuclear.
  • Filosofia de Segurança
O perigo potencial na operação dos Reatores Nucleares é representado pela alta radioatividade dos produtos da fissão do urânio e sua liberação para o meio ambiente.
A filosofia de segurança do Reatores Nucleares é dirigida no sentido de que as Usinas Nucleares sejam projetadas, construídas e operadas com os mais elevados padrões de qualidade e que tenham condições de alta confiabilidade.
  • Sistemas Ativos de Segurança
As barreiras físicas constituem um Sistema Passivo de Segurança, isto é, atuam, idependentemente de qualquer ação.
Para a operação do Reator, Sistemas de Segurança são projetados para atuar, inclusive de forma reduntante: na falha de alguns deles, outro sistema, no mínimo, atuará, comandando, se for o caso, a parada do Reator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário